Fazer dieta envolve um planejamento cuidadoso e muita pesquisa inicial. Afinal, você não quer qualquer dieta – você quer a dieta certa. E, se a perda de peso é o seu objetivo, você quer seguir a melhor para perder peso, e a que se encaixa no seu estilo de vida.
Aderir uma dieta rica em nutrientes pode nos fazer sentir melhor e com mais energia, e nos permite saber que estamos dando passos para uma vida mais saudável. Mas quando você começa a pesquisar as melhores maneiras de perder peso, sua cabeça pode começar a girar com tantos tipos de dietas “milagrosas” que existem – ceto! paleo! 5-2 jejum!
Como escolher uma nova dieta
Decidir sobre uma nova dieta é muito importante e pode ser complicado selecionar a dieta certa para você. “É preciso lembrar que a perda de peso saudável é um compromisso que leva tempo. Não há bala de prata. Ao escolher uma dieta, opte por uma que inclua todos os alimentos e não uma que elimine alimentos, especialmente aqueles que você ama.
A melhor dieta é aquela que não parece uma dieta. O plano incorpora todos os grupos de alimentos, ensina sobre o tamanho das porções, fornece dicas de culinária saudável, inclui estratégias para jantar fora, sugere atividade física regular e sono adequado. A melhor dieta na verdade não é uma dieta, mas um estilo de vida.”
Dieta para perder peso 1 : Dieta mediterrânea
Essa dieta é a favorita de todos, e existe algumas razões para isso. É rica em fibras, o que é ótimo para melhorar a digestão. Também é bom para a saúde do coração e redução do risco de câncer.
A dieta mediterrânea é rica em gorduras saudáveis e “tende a ser pobre em gordura insaturada”, encorajando você a se alimentar de alimentos bons e ricos em nutrientes e deixando de lado as opções não saudáveis.
Com base no estilo de vida saudável para o coração da Grécia, Itália, Espanha e Portugal, as dietas de estilo mediterrâneo incluem gorduras saudáveis, como abacate, azeite, nozes e peixe pelo menos duas vezes por semana, muitos feijões, frutas, verduras, e grãos integrais, e até mesmo um copo diário de vinho tinto. Você pode comer queijo com moderação, mas limite a carne vermelha a uma ou duas vezes por semana.
Como funciona para perda de peso: embora o apelo principal dessa dieta esteja em seus inúmeros benefícios à saúde – ela pode reduzir o risco de doenças crônicas e declínio cognitivo – também pode levar à perda de peso se você limitar sua ingestão de calorias a 1.500 por dia ou menos. Estudos descobriram que seguir uma dieta mediterrânea tradicional ou uma versão com baixo teor de carboidratos pode resultar em perda de peso de cerca de 5 a 10% do peso corporal em 12 meses. E esse peso permanece baixo – um estudo britânico recente descobriu que, para pessoas que perderam muito peso, aquelas que consumiram uma dieta de estilo mediterrâneo tinham duas vezes mais chances de manter o peso. Esta dieta é fácil de manter, pois a comida é deliciosa!
Dieta para perder peso 2 : A dieta DASH
Essa é uma dieta com baixo teor de sódio para parar a hipertensão (DASH), que foi projetada como uma forma de ajudar as pessoas a controlar sua pressão arterial sem o uso de medicamento, embora alguns livros a tenham usado como a base para uma dieta para perda de peso.
O DASH enfatiza frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura e limita a gordura saturada e o colesterol dietético.
Como funciona para perda de peso: Você certamente melhorará sua saúde com esta dieta e, se restringir as calorias enquanto segue as regras saudáveis do coração do DASH, poderá perder peso e diminuir a pressão arterial.
Estudos recentes feitos em adultos obesos descobriu que aqueles que seguiram a dieta DASH perderam peso e diminuíram a gordura corporal, juntamente com muitos outros benefícios para a saúde. Você obtém os benefícios anti-inflamatórios, ricos em fibras e favorece a saúde do coração e, se usar um plano personalizado e limitado em calorias, poderá perder peso com certeza”.
Dieta para perder peso 3 : Dieta vegana
Indo um passo além da dieta vegetariana tradicional, os veganos evitam todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios, ovos e mel. Enquanto muitos escolhem esse estilo de vida por razões éticas ou ambientais, algumas pessoas também procuram a dieta vegana para perder peso. E com a nova era de carnes à base de plantas, tornar-se vegano é mais fácil do que nunca.
Como funciona para perda de peso: apenas se tornar vegano não ajudará você a perder peso. Afinal, doces, massas e batatas fritas podem se enquadrar no rótulo vegano sem serem particularmente saudáveis ou com baixas calorias. Se você comer comida vegana de alta qualidade, como folhas verdes e proteínas vegetais, pode perder mais peso do que vegetarianos ou onívoros. Estudos chegaram à interessante conclusão de que veganos e vegetarianos têm maior probabilidade de seguir a dieta a longo prazo do que aqueles que seguem planos como paleo, porque foram motivados por crenças éticas e morais, e não apenas pela perda de peso.
Dieta para perder peso 4 : Dieta Flexitariana
Enquanto a dieta vegana vai um passo além do vegetarianismo, a dieta flexitariana dá um passo atrás. Esta é uma dieta muito pró-planta, mas dá a você a flexibilidade de comer um cachorro-quente em um estádio ou então comer um pouco de peru no “Dia de Ação de Graças”. Não há limitações estritas de calorias, embora forneça um plano de 5 semanas que fornece cerca de 1.500 calorias por dia.
Dieta para perder peso 5 : Dieta do jejum intermitente
Existem algumas maneiras diferentes de fazer o plano de jejum intermitente: algumas pessoas comem o que querem 5 dias por semana e, em seguida, consomem uma dieta muito baixa em calorias (geralmente cerca de 500 calorias) nos outros 2 dias; outros restringem sua alimentação a uma janela de 8 horas todos os dias. Digamos, comer comida ilimitada entre 8h e 16h e jejuar pelas outras 16 horas.
Como funciona para perda de peso: Ao limitar o consumo geral de calorias, você perderá peso, que aponta que há algumas evidências de que essa dieta também pode aumentar sua taxa de metabolismo e ter outros efeitos positivos para a saúde. Pesquisam mostram que as pessoas que fizeram jejum intermitente perderam aproximadamente a mesma quantidade de peso que aquelas que fizeram uma dieta regular com restrição calórica.
Dieta para perder peso 6 : Dieta volumétrica
Consistentemente classificada como uma das melhores dietas.
A estratégia aqui é simples: Coma alimentos que fornecem o máximo de nutrição com a menor quantidade de calorias. Os alimentos são divididos em quatro categorias, desde os menos densos em energia (frutas, vegetais sem amido, sopas à base de caldo) até os mais densos em energia (biscoitos, biscoitos, chocolate, nozes e manteiga); as pessoas que fazem dieta planejam suas refeições para incluir o máximo possível de alimentos de menor densidade.
Como funciona para perda de peso: A matemática aqui é fácil- quanto menos calorias consumidas, mais peso você perderá.
Dieta para perder peso 7 : Dieta Vegetal
Semelhante a uma dieta flexitariana, uma dieta baseada em vegetais não tem regras super-rígidas: você apenas se concentra em comer alimentos integrais derivados de plantas na maior parte do tempo, com espaço de manobra para um ocasional pedaço de frango ou ovo mexido.
Você está basicamente pegando a dieta americana padrão – que apresenta um grande pedaço de carne no centro do prato, com alguns vegetais espalhados ao lado – e invertendo-a, então vegetais, frutas, feijões, nozes e grãos integrais , são as estrelas do show, e carne bovina, aves, peixes, ovos e laticínios só fazem pequenas aparições quando você tem um desejo verdadeiro.
Como funciona para perda de peso: Os alimentos à base de plantas tendem a ser mais ricos em fibras e menos gordurosos do que os produtos de origem animal, mantendo-o saciado com menos calorias. De acordo com um grande estudo, adultos acima do peso e obesos que seguiram uma dieta baseada em vegetais por seis meses perderam uma média de 11 quilos.
Dieta para perder peso 8 : A dieta Pescatariana
Essa é uma dieta baseada principalmente em vegetais que ainda permite espaço para peixes e outros frutos do mar. É uma dieta principalmente vegetariana, mas com alguns peixes”. A ênfase está em comer alimentos inteiros e não processados, juntamente com frutos do mar grelhados ou grelhados para uma dieta saudável em geral.
Como funciona para perda de peso: O peixe é uma fonte de proteína bastante magra. Quando você compara isso com alguém que come carne vermelha em excesso, você pode esperar alguma perda de peso. Comer muitas frutas, vegetais e grãos 100% integrais, e muito importante como observar o tamanho das porções e preparar o peixe de maneira saudável, ou seja, grelhado, grelhado ou cozido no vapor.
Dieta para perder peso 9 : A dieta TLC ( Therapeutic Lifestyle Changes)
Essa dieta foi originalmente projetada para ajudar a diminuir o colesterol e criada pelo National Institute of Health (NIH). Sob a dieta, os seguidores são incentivados a se alimentar de frutas e vegetais, carnes magras e massas, pães e cereais integrais. Também recomenda limitar as gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol.
Como funciona para perda de peso: A dieta incentiva as pessoas a manter um peso saudável e fazer exercícios regulares, visando 30 minutos na maioria dos dias. A dieta tem mais a ver com a redução do colesterol, mas como ela é tão pobre em gordura saturada e em alimentos densos em calorias, algumas pessoas acham que perdem peso por padrão.
Dieta para perder peso 10 : A dieta Mediterrânea-DASH
A dieta (MIND) é na verdade uma combinação das dietas DASH e mediterrânea. Ele se concentra em alimentos que melhoram a saúde do cérebro com o objetivo geral de reduzir o risco de doença de Alzheimer e declínio mental.
A dieta se concentra em alimentos como folhas verdes, nozes e frutas vermelhas e é naturalmente pobre em carboidratos. Ele tende a ter baixo teor de sódio e alto teor de potássio, incentivando os seguidores a escolher gorduras saudáveis e fontes de proteína magra. Uma grande descoberta dessa dieta é que ela ajuda reduzir o risco de doença de Alzheimer.
Como funciona para perda de peso: A dieta MIND se concentra em gorduras saudáveis, como nozes, abacate, azeite e peixes oleosos, e é rica em fibras, que podem “apoiar a perda de peso saudável”. Também incentiva as pessoas a serem mais conscientes sobre o que estão comendo e o que podem fazer para manter sua saúde geral. A dieta é pobre em gordura saturada, o que reduz a ingestão calórica e pode levar à perda de peso.